DICAS DE VIAGEM: ITAMARACÁ! DESTINO IMPERDÍVEL EM PERNAMBUCO

Além do turismo voltado para o lado histórico, o destaque fica por conta das praias, consideradas algumas das mais belas da região
Não é difícil se apaixonar pelas paisagens naturais do Brasil, o que inclui a região Nordestee suas faixas de areia que deixam qualquer gringo – e local – apaixonado. O estado de Pernambuco se encaixa nessa proporção territorial do país e contribui bastante quando se trata das belezas nacionais. Seguindo para o litoral norte pernambucano, a 45 minutos da capital, Recife, está a ilha de Itamaracá, que mais parece um pedacinho do paraíso.
A ilha já foi uma das capitanias hereditárias no período da colonização do Brasil e palco de disputas entre holandeses e portugueses no século 17, o que lhe garante um passado rico em termos de história. O principal ponto das batalhas era o Forte Orange, uma estrutura construída pelos holandeses que foi destruída e reerguida pelo portugueses.
Além do turismo voltado para o lado histórico da ilha, é claro que o destaque fica por conta das praias, consideradas algumas das mais belas da região. Quem curte destino praiano aliado a momentos de paz e tranquilidade não vai querer ir embora, já que as águas mornas e calmas são convidativas e irresistíveis. São, no total, 11 faixas de areia em Itamaracá que atendem a todos os tipos de turistas, desde os mais baladeiros até os mais pacíficos.
Ficou com vontade de explorar a ilha de Itamaracá? Então confira, abaixo, dicas de viagem para o destino pernambucano!
Como chegar?
Você pode optar entre ir de carro ou de barco. Quem preferir o catamarã pode embarcar na cidade de Igarassu e seguir em uma viagem de aproximadamente 25 minutos. Já quem for de carro vai precisar cruzar o Canal Santa Cruz, que liga a ilha ao continente.
Onde ficar?
É possível encontrar boas opções de hospedagem em Itamaracá. Para te ajudar veja, abaixo, algumas opções:
Orange Praia Hotel – Situado à beira-mar, o Orange Praia Hotel é cercado por areia branca e jardins exuberantes. Nas áreas comuns os hóspedes podem desfrutar de piscina, quadras de tênis e vôlei e salão de jogos ao ar livre. Os quartos são espaçosos e possuem TV LCD, piso frio e ar-condicionado. O restaurante à la carte oferece saladas, bem como pratos regionais e internacionais. Já o bar rústico serve coquetéis e caipirinhas.
Pousada Ciranda – Localizada a apenas 200 metros da Praia de São Paulo, a Pousada Ciranda tem quartos decorados com toques de cores, além de ar condicionado, TV, frigobar e banheiro privativo. Para maior comodidade dos hóspedes, a propriedade oferece um buffet de café da manhã regional e recepção 24 horas.
Pousada Horizonte – A pousada oferece uma piscina ao ar livre que fica aberta durante todo o ano. A propriedade também conta com bar e tem estacionamento privativo e gratuito no local. Todos os quartos têm ar-condicionado, TV e banheiro privativo com chuveiro. Para maior conveniência, a recepção está ao dispor dos hóspedes 24 horas.
O que/ Onde comer?
Os pratos regionais do Nordeste não podem estar fora do seu roteiro gastronômico por Itamaracá. Entre eles estão as fritadas de siri, caldinho de sururu, filé de agulha branca, os frutos do mar e pescados fresquinhos, crepes salgados e doces, tapiocas de diferentes sabores com a típica massa e sobremesas a base de frutas tropicais da região.
Deu água na boca? Alguns dos melhores locais onde você pode degustar essas e outras iguarias deliciosas são as barracas de praia, Casa da Tapioca, Restaurante Coco Loco, Encontro de Amigos, Casa Cheia e Restaurante da Irmã Glicélia.
O que fazer?
Praias – As águas mornas e calmas são as principais características das praias de Pernambuco. Em Itamaracá não é diferente. As faixas de areia da ilha têm um mar azul e são perfeitas para relaxar. No total, a ilha abriga 11 praias, sendo as principais delas a Forno do Cal, Baixa Verde, do Sossego, do Fortinho, Pontal da Ilha, do Forte Orange, Jaguaribe e Pilar. Muitas delas contam com barracas que servem delícias pernambucanas e frutos do mar frescos.
Forte Orange – A fortificação faz parte da história da colonização no Brasil. A estrutura foi construída em 1631 pelos holandeses, que ocuparam pernambuco no século 17. Depois, forte foi retomado pelo portugueses. Atualmente, os turistas podem visitar o local, que abriga ainda um museu, onde estão expostos objetos encontrados nas escavações e mapas antigos.
Ilha Coroa do Avião – A ilhota é o principal ponto turístico de Itamaracá. Para chegar até lá basta pegar um barco na Praia do Forte Orange e fazer a travessia, que dura cerca de cinco minutos e custa R$ 10 por pessoa. O destino é ótimo para passar o dia todo e comer em um dos seus restaurantes à beira-mar.
Vila Velha – O pequeno centro histórico de Itamaracá é chamado de Vila Velha. Fundado pelos portugueses em 1540, o local está situado no alto de um morro, tendo uma vista espetacular da região. No lugar há também a Igreja Nossa Senhora da Conceição e ruínas da Igreja do Rosário dos Pretos.
Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos – Também conhecido como Ecoparque Peixe-Boi & Cia, o centro tem grande importância para o estudo e preservação dos animais aquáticos, em especial para o peixe-boi, que está ameaçado de extinção. No passeio, os visitantes assistem a um vídeo de 15 minutos, depois seguem para um museu com monitores e, por último, chegam aos tanques para observar os animais.
Passeio de Catamarã – O passeio de catamarã é uma boa maneira de ter um panorama geral da ilha. Há diversas opções de itinerários, mas os destinos mais famosos são os que passam por Vila Velha, pelos manguezais do Canal Santa Cruz, pela Ilha Coroa do Avião, por piscina naturais e pela Praia do Forte Orange. O preço custa, em média, R$ 40 por pessoa.
Fonte: Pure Viagem